Comprando novos equipamentos e investindo certo

Fotógrafos e Videomakers em todos os níveis de atuação, desde os iniciantes aos mais experientes, muitas vezes fazem as mesmas perguntas ao longo da carreira: qual equipamento devo usar?  Qual lente é a mais indicada para o segmento em que trabalho? Quanto preciso investir para trocar meus equipamentos e estar por dentro dos últimos lançamentos?

O mercado, que constantemente se atualiza, traz cada vez mais opções de câmeras, lentes, e acessórios para foto e vídeo com diversas especificações. E essas “modernidades” podem levantar dúvidas antes mesmo de uma compra.

Como tudo na vida, existe um ciclo destinado para cada um de nós, e em alguns momentos é necessário estar atento para qual fase de nossas vidas estamos.

Plantar, colher, investir, prosperar e conquistar. Este é o ciclo que define a minha vida. Tudo que nós plantamos, é para que possamos gerar frutos, e é a partir deles que podemos investir em outros frutos. E em qual fase me encontro, eu Thyago? Respondo: Investir!

Porém é preciso saber o momento certo para investir, pois é uma decisão que pode gerar riscos irreversíveis.

Experimente fazer algumas perguntas essenciais a si mesmo, antes de um investimento:

  • Será que o que eu tenho hoje já não me atende mais?
  • Será que os meus clientes já não estão satisfeitos com o desempenho do que entrego?
  • Será que aquela câmera nova de R$ 5k não é somente para satisfação pessoal?
  • Será que vou poder reajustar os meus preços e manter a minha cartela de clientes?
  • E por fim, será que o investimento me renderá mais lucros do que despesas?

E como cheguei a essa decisão?

Percebi que para fazer investimentos na minha área é algo mais que necessário na vida do profissional. Que eu já havia feito muito coisa igual e queria entregar uma melhor resultado aos meus clientes. No meu caso, eu fiquei por mais de 3 anos com uma mesma câmera e senti a necessidade de mudar de equipamento devido a evolução do meu trabalho. Para quem está iniciando eu recomendo começar por baixo, com equipamentos modestos, mesmo que sejam usados. Assim você terá oportunidade de treinar, e saber qual área você pretende se especializar.

E como cheguei a conclusão de qual equipamento novo adquirir?

Fazendo pesquisas, estudando avaliações no Youtube do equipamento que eu desejava (importante ter um bom nivel de ingles nesse caso, pois os melhores reviews são de fora) e ouvindo a opinião de outros videomakers (grupos no facebook são uma boa pedida nesse caso).

 

Se você já se encontra em uma fase mais avançada da sua carreira e chegou a conclusão que deseja investir, minha dica é: pesquise bastante o equipamento que você pretende adquirir,  e quando estiver certo, adquira o mesmo trazendo-o de fora. Infelizmente  importar alguns equipamentos ainda sai mais barato do que comprar no Brasil. Foi assim que eu fiz, optei por comprar por um site americano e mandei entregar em minha residência no Brasil , pagando bem menos do que eu pagaria em reais (se você deseja saber mais sobre esse processo, escreva nos comentários!)